03 junho, 2011

“Todo artista tem de ir aonde o povo está”


Oito pontos distintos em Belo Horizonte recebem espetáculos teatrais gratuitos

Por Felipe Pedrosa
Ocupando espaços públicos e privados de Belo Horizonte, algumas companhias teatrais preocupadas com a democratização da cultura  principalmente com as artes cênicas  se espalham pelos cantos da capital mineira e apresentam um total de seis peças, sendo apenas uma delas voltada para o público adulto. Entre o clima bucólico de algumas praças e o ambiente acalentador dos teatros, os mineiros poderão conferir releituras de clássicos, como em "Macunaíma", e interagir com os artistas, proposta da peça "A Fantástica Floresta". 

Adulto
O Teatro Andante, que comemora 20 anos de trajetória neste ano, sobe até o Alto Vera Cruz, na região Leste de Belo Horizonte, e apresenta o espetáculo “A História de Édipo”. A peça, que narra a saga de um filho que sem saber se apaixona pela própria mãe, será encenada sábado, dia 4, às 19h, na praça do Posto do Centro Cultural Alto Vera Cruz ( rua Padre Júlio Maria, 1.577, Alto Vera Cruz). Já no domingo, dia 5, os artistas descem até o Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio) e apresentam o mesmo enredo, às 17h30.

Infantil
"Mais Alto que a Lua" é atração para as crianças
A peça “Mais Alto que a Lua”, que mostra o olhar de um simples trabalhador sobre a ocupação da cidade, invade dois diferentes espaços neste fim de semana. No sábado, dia 4, às 11h, a praça Duque de Caxias, no Santa Tereza, vira o picadeiro dessa trupe. Já no domingo, dia 5, às 16h, é a vez dos artistas desembarcarem na praça da Saúde, no Grajaú.

Baseada na obra “Macunaíma”, do escritor Mário de Andrade, a peça “Makunaíma na Terra de Pindorama” será a atração da praça Raul Soares, próximo ao edifício JK, no centro de Belo Horizonte. O espetáculo, que começa às 20h, será encenado no sábado, dia 4.

Com direção de Eid Ribeiro, “Os Três Patéticos” conta a saga de três amigos responsáveis por uma central de distribuição de recursos naturais. Porém, eles não são nada normais. A peça está em cartaz no Teatro Marília (av. Alfredo Balena, 586, centro), nesta sexta, dia 3, e no sábado, dia 4, sempre às 20h30.

O Ponteio Lar Shopping (BR-356, 2.500, Santa Lúcia) recebe no sábado, dia 4, às 11h, a peça “A Fantástica Floresta”, que narra a história de um garotinho que conta com a ajuda do público para encontrar seu avô pela floresta.

A saga de um colecionador de objetos que descobre diferentes personagens com seus bonecos é o mote da peça “O Construtor do Imaginário”, que ocupará o Teatro Dom Silvério (av. Nossa Senhora do Carmo, 230, Savassi), domingo, dia 5, às 16h. O espetáculo conta com a direção de Bernardo Rohrmann e Renata Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário