23 maio, 2011

A arte da decupagem

Por Markleny Minas


“Escrever é cortar”, já dizia Marques Rebelo. Entretanto, no audiovisual o processo de editar se resulta na arte de cortar e colar. Transformando assim, as cenas do vídeo em uma sequência. O planejamento das imagens e o plano a ser usado, para dar sentido ao programa, é algo minucioso e que tomou boa parte do tempo da equipe do “Rolé - Cultura e Cidadania”.

Quando o grupo se viu diante do vasto material, começou a missão quase impossível de editar o programa. Com mais de duas horas de gravações, tínhamos que montar o "Rolé", que, inicialmente, teria seis minutos. Assim, resolvemos aumentar o vídeo para 10. Mesmo utilizando essa possibilidade de adicionar mais alguns minutinhos, estávamos com o dobro do tempo somente com a entrevista da Dª Isabel. Ou seja, era preciso cortar muito para que as outras cenas do programa entrassem.

Dessa maneira, a pergunta “será que é preciso aumentar mais o tamanho do programa?” tomou conta do pensamento da equipe. A resposta foi unânime: não, pois, como ele será exibido no YOU TUBE corríamos o risco da qualidade do vídeo ser baixa. Além de constatar que mais de dez minutos é muito tempo para você, internauta, ficar assistindo.

Com o “problema”, teoricamente resolvido, era preciso elaborar a vinheta e decidir se era necessária a presença de um apresentador. Sem esquecer, claro, do limite de 10 minutos. “Será que conseguimos?”, vocês devem estar se perguntando. Então, acompanhe o “Rolé – Cultura e Cidadania” nas redes sociais e fique ligado, pois, logo o programa estará na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário